Saturday 17 November 2018

Morales J. Morales 1959 - July to December


5 July 1959 - at Teatro Leopoldo Fróes, Cacilda Becker and sister Cleyde Yaconis in 'Mary Stuart'.

12 July 1959 - At Teatro de Arena: Roberto Freire's 'Gente como a gente' with Lélia Abramo (Assunta), Milton Gonçalves, Arnaldo Weiss, Chico de Assis, Flavio Migliaccio, Henrique Cesar, Oduvaldo Vianna Filho, Riva Nimitz, Vera Gertel & Xandó Baptista. Directed by Augusto Boal

Inicia-se na 3a.feira, 7 July 1959, no Teatro de Arena, a apresentação de 'Gente como a gente', peça em 3 atos de Roberto Freire. Continua o conjunto o programa de encenar originais brasileiros, sucedendo esse novo cartaz a 'Eles não usam black-tie' e 'Chapetuba F.C.

De Roberto Freire, o público paulista teve a oportunidade de assistir 'Quarto de empregada', peça de um ato, interditada pela censura e depois liberada pelo ex-governador Janio Quadros. Sobre o espetáculo o diretor Augusto Boal escreveu a seguinte apresentação para o programa:

'Nunca esteve a dramaturgia brasileira tão exuberante e farta como agora. Estreiam 'chapetuba' e 'gimba', volta a 'compadecida', vem para São Paulo 'Pedro Mico' e 'O santo e a porca', anunciam Jorge de Andrade, Nelson Rodrigues, Callado, Catalano talvez Alencar. E nós apresentamos 'Gente como a gente'.

Augusto Boal.

Escreve-se sobre a Central do Brasil, sobre futebol, o morro carioca, um lugarejo mineiro, um bairro do Rio, gente do Nordeste, e escreve-se sobre o Brasil. O caminho está se impondo: escrever brasileiro sobre temas nossos. Interpretar brasileiro, peças nossas. 

Não se trata de um caminho alvitrado, mas do único necessário a evolução do nosso teatro. Tem bases teóricas e liga-se ao desenvolvimento do nacionalismo: já montamos belíssimos espetáculos alienados da nossa realidade humana e social. Agora, precisamos errar nossos erros.

'Gente como a gente' apresenta uma visão católica de um problema social. Freire julga a verdade católica, a única capaz de conduzir o homem à plenitude espiritual. Mas condena a posição atual de sua igreja, ora apática, ora reacionariamente dedicada à não-participação social. Não quer que a Igreja se transforme em líder de massas, mas que apoie as suas reivindicações. Não quer eliminar a liturgia, mas também não quer vê-la transformada na única razão de ser da religião. 'Gente como a gente' é uma exortação à sua Igreja para que tenha Deus no corpo e no pensamento - mas que nas mãos tenha Cristo.'

Em torno dessa ideia central construímos o espetáculo. Antonio incorpora a tese, os demais personagens, especialmente João, as várias antíteses. Peppino e Assunta confundem a Igreja com a novela radiofônica da vida de Jesus. Jandira fanatiza-se e procura um martírio inútil. Ditão e Wilson representam denúncias de uma sociedade. Gina e Luiz perdem-se por não terem Deus. 

19 July 1959 - at Teatro Bela Vista, Vicente Catalano's 'Sexy' with Sergio Cardoso, Rita Cleos, Alceu Nunes and Guilherme Correa.
2nd August 1959 - directed by Antunes Filho, with Dalia Palma as Anne Frank, Felipe Carone as Otto Frank, Elias Glaser, Raul Cortez, Walter Avancini, Maria Dilnah...

9 August 1959 - actress-singer Marlene Dietrich's last night at Teatro Record in São Paulo...

16 August 1959 - French title: 'Knock ou Le triomphe de la médecine' is a 1923 French satirical play about modern medicine, written by Jules Romains. It was performed for the 1st time in Paris on 15 December 1923
30 August 1959 - Antonio Callado's 'Frankel' 
playwright Antonio Callado types away at 'Correio da Manhã' office in Rio de Janeiro. 
6 September 1959

13 September 1959 - Jean Bernard Luc's 1952's 'La feuille de vigne' (A folha de parreira) with Celia Biar, Dalia Palma, Irene de Bojano, Carlos Vergueiro, Rubens de Falco, Pedro Leardi, Ruy Affonso, Susy Arruda and Vera Ferraz. 

27 September 1959 - Marcel Achard's 'Patate' with Fregolente and Mauro Mendonça
 11 October 1959 - 'Requiem for a nun' is a work of fiction written by William Faulkner which was first published in 1951. It was later adapted for the stage by Ruth Ford, translated by Gert Meyer as 'Oração para uma negra'. It is the source of one of Faulkner's best-known lines, 'The past is never dead. It's not even past.'
Ruth de Souza & Grande Otelo in 1953.
 18 October 1959 - André Rouissin's 'Nina' with Gilda Mattia, Spina, Davida Neto & Gustavo Pinheiro.
25 October 1959

1st November 1959 - Edy Lima's 'Farsa da esposa perfeita' (Perfect wife farce) directed by Augusto Boal with Riva Nimitz, Henrique Cesar, Cecy Pinheiro, Arnaldo Weiss and Ferreira Leite. 

15 November 1959 - actor Ricardo Bandeira specializes in mimic...

22nd November 1959 - Albert Camus' 'Caligula', a play spoken in French for Brazilian audiences...
 6 December 1959 - Giuseppe Patroni Griffi's 'D'amore si muore' (Quando se morre de amor) with Tereza Rachel, Carminha Brandão, Antonio Ganzarolli, Francisco Cuoco, Marcelo Bittencourt, Ambrosio Fregolente and Ruy Crescente.
13 December 1959 - Tonia Carrero, Paulo Autran & Adolfo Celi in Henri Ghéon's 'Natal na praça'.
 20 December 1959 - Georg Kaiser's 'Der Soldat Tanaka' (O soldado Tanaka) directed by Sergio Cardoso with Alceu Nunes, Laerte Morrone, Sergio Cardoso and Sonia Oiticica.

Tarciso Meira Sergio Cardoso as Tanaka in WWI.
Akio Tanaka was left behind in Russia after WWII ended.

3rd January 1960 - for the final drawing of the year Morales J. Morales surpasses himself in exuberance... 

No comments:

Post a Comment